Diferenças entre Inundação, alagamento e vendaval no seu seguro.
Attimo News
18 de fev. de 2020
2 min de leitura
Com as fortes chuvas, como as que ocorrem nos primeiros meses do ano, aumentou-se a procura por seguro contra enchentes e alagamentos, mas afinal, como ele funciona?
José Varanda, da Escola Nacional de Seguros, menciona que, nos seguros residenciais, é importante o cliente prestar atenção ao contrato, já que há nomes parecidos para eventos que, na hora da indenização, são diferentes.
Cobertura de "inundação", diz ele, repara danos relativos apenas a transbordamento de rios, enquanto a cobertura de "alagamentos" garante também a indenização por outros tipos de enchentes, como as causadas por tempestades.
Outra variação possível, os "vendavais", indeniza apenas eventos como descolamento de telhas e queda de árvores. "É importante tirar todas essas dúvidas com o corretor na hora da contratação", disse.
O seguro residencial cobre enchentes e alagamentos?
Os seguros contra enchente ou alagamento são vistos pelas seguradoras como uma necessidade pontual de cada cliente, por isso essas proteções entram como coberturas adicionais. A maior parte das proteções básicas contém cobertura: contra incêndio, explosão e fumaça. As demais são tidas como adicionais, entre as possibilidades as mais comuns são: furto e roubo, vendaval, queda de granizo, desmoronamento, danos elétricos, responsabilidade civil, entre outros. É importante conferir se a seguradora escolhida tem esse serviço, pois não são todas que oferecem.
No caso de empresas existe o chamado seguro patrimonial, que visa proteger praticamente tudo relacionado à organização: equipamentos, veículos, colaboradores e mais.
Quanto mais amplas as proteções, maior será o valor do seguro. Coberturas básicas muito amplas seriam mais custosas, então com a opção de escolher as coberturas adicionais, o seguro fica mais vantajoso e acessível, tendo apenas o que realmente é importante para cada cliente.
Diferente das crenças populares, o valor do seguro residencial não é alto, não chega a 1% do valor do imóvel.
Seguro auto é obrigado a cobrir enchentes e alagamentos?
No seguro auto é possível contratar proteção adicional contra alagamentos e enchentes, mas muitas pessoas são surpreendidas ao acionar o sinistro e ter seu pedido de indenização negado. Entenda porque isso pode acontecer.
Por exemplo, se acontece um alagamento e seu veículo está estacionado na rua, ou os veículos da sua frota estão no pátio, a seguradora cobrirá os danos causados ou te indenizará. Entretanto, se o condutor se coloca em situações de risco, enfrentando ruas alagadas, forçando o veículo mesmo sabendo que ele não tem condições, a seguradora não cobrirá os danos.
É importante saber como agir nessas situações, principalmente para não se colocar em um risco ainda maior. Durante enchentes, alagamentos e inundações, o recomendável é não tentar dar a partida no veículo caso ele tenha morrido. Também não se deve atravessar um trecho onde o nível da água esteja maior que o limite para travessias estabelecido pela montadora.
Conte com a gente para personalizarmos o seguro ideal pra você.
Comments